quarta-feira, 18 de maio de 2011

Chipa de queijo

Há tempos encontramos no Pão de Açúcar um biscoito de queijo com nome "invocado": Chipa. Procurando na internet, descobri que tem origem paraguaia. O original leva vários temperos e não é nem salgado nem doce, pelo que eu soube...
Mas encontrei uma receita que se aproxima muito da que conhecemos no supermercado. E, o melhor: é ainda mais fácil que o pão de queijo!


Esta receita é dedicada a uma leitora assídua do blog: Carmem.


CHIPA DE QUEIJO (Receitas.com, com várias alterações)


Ingredientes:
- 500g de polvilho doce
- 4 colheres (sopa) de margarina com sal
- 250ml de leite
- 200g de queijo parmesão ralado (o comum, que encontramos no supermercado)
- 3 ovos
- 1 colher (chá) rasa de sal


Preparo:
Juntar todos os ingredientes - exceto o polvilho - em uma bacia e misturar.
Acrescentar o polvilho aos poucos, até dar o ponto de enrolar.
Dividir a massa em pequenas porções e moldar em formato de ferradura.
Levar ao forno médio em tabuleiro untado com óleo, por aproximadamente 20 minutos (até começar a dourar).


Rendimento: 60 chipas pequenas


* Podem ser congelados antes de assar, desde que guardados em recipiente com tampa ou em sacos plásticos (depois de congelados).


16 comentários:

  1. Lúuu fiquei com uma pequena dúvida... o queijo é parmesão ou minas.... ? rssss To doida pra testar logo... parece ficar muito apetitoso ! bjux Kelvia

    ResponderExcluir
  2. Queijo parmesão, Amiga... vou aproveitar e completar na receita.
    Divirta-se! rs. É muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luciana. Vim para te dizer que fiz hoje os biscoitos chipa de queijo e ficaram deliciosos. Fica tipo um pãozinho de queijo, não é? Muito bom. Pretendo fazer neste fim de semana o bolo de cenoura. Eu nunca fiz bolo de cenoura, aliás, fiz mas ficou grudento. Acho que botei cenoura demais. Vamos ver se agora dá certo com a sua receita. Depois te aviso como ficou. Estou seguindo o seu blog, pois suas receitas são simples de fazer e deliciosas. Beijo, Eunice.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eunice! Que honra!

    Comentei com a Mari que queria acrescentar seu blog nos meus favoritos e ela autorizou.

    Fiquei muito feliz com seus comentários. Acho ótimo quando as receitas dão certo.
    Com certeza o bolo de cenoura vai ficar ótimo também. Aprendi com a minha mãe e é uma receita antiga na família.

    Obrigada por me seguir!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luciana! A honra é toda minha por você seguir o meu blog. Ainda não fiz o bolo de cenoura, talvez ele saia nesta semana. Beijo, Eunice.

    ResponderExcluir
  6. Eunice,

    Uma descoberta que pode lhe interessar: se acrescentarmos um copo de iogurte natural desnatado à massa do bolo de cenoura, ele fica cremoso.

    A Mari me contou que o bolo ficou ótimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. vamos Lá!! vou fazer esta receita, pois acho uma delicia as chipa de queijo do pão de açucar! espero que a receita fique boa. andei verificando outras receitas na intenet, e são bem diferentes, o que me fez a optar em tentar esta, é que não tem criticas, reclamações como nas outras... só estou com uma duvida... não vai fermento?

    ResponderExcluir
  8. eu to fazendo fiz com queijo mussarela .

    ResponderExcluir
  9. Nunca fiz com muçarela, mas acho que dá certo também. ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Joice!

    Sempre faço com queijo parmesão ou meia cura.
    Com muçarela, provavelmente, terá um resultado diferente.

    Se você testar, me conta?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Joice!

    Sempre faço com queijo parmesão ou meia cura.
    Com muçarela, provavelmente, terá um resultado diferente.

    Se você testar, me conta?

    ResponderExcluir
  12. Podemos trocar o polvilho por farinha de tapioca?

    ResponderExcluir